Vereadores do Futuro aprendem fazendo: simulação de sessão ensina funcionamento do Legislativo

A Câmara Municipal de Quirinópolis realizou, no dia 20 de outubro de 2025, mais uma etapa do projeto “Vereadores do Futuro”, com um treinamento formativo voltado para o aprendizado prático e teórico sobre o funcionamento do Poder Legislativo. O encontro aconteceu no plenário da Câmara, reunindo os estudantes participantes do programa para uma experiência completa de formação cidadã e política.
A abertura contou com uma palestra pedagógica conduzida pela coordenadora da Escola do Legislativo (EGEL), Milena, que abordou o tema “Os atos dos vereadores durante a sessão legislativa”. Durante a explanação, a coordenadora explicou de forma clara e interativa as etapas do processo legislativo, as responsabilidades do exercício parlamentar e a importância da atuação ética e consciente dos representantes do povo.
Em seguida, a diretora da EGEL, Dielen, ministrou a palestra técnica, com foco na elaboração de projetos de lei. O tema “Vício de iniciativa em proposições legislativas” foi apresentado de maneira didática e aplicada à realidade dos alunos, que puderam compreender os cuidados jurídicos e as etapas formais envolvidas na criação de leis.
Encerrando a programação, o servidor da Câmara, Marcos Honorato, conduziu uma atividade prática, simulando uma sessão legislativa completa. Os “vereadores do futuro” ocuparam seus lugares no plenário, utilizaram os microfones oficiais e vivenciaram na prática o funcionamento do processo legislativo, experimentando como ocorrem as discussões, votações e deliberações dentro do parlamento.
A ação integra o cronograma de formação do projeto “Vereadores do Futuro”, que tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil, a consciência cidadã e o conhecimento sobre o papel do Legislativo municipal.

