História da Câmara Municipal de Quirinópolis.

por Marcos Honorato última modificação 28/01/2021 10h02
Conheça um pouco de nossa casa Legislativa.

Câmara Municipal de Quirinópolis:

As Câmaras Municipais são instituições antigas herdadas dos colonizadores portugueses e que passaram a existir oficialmente em nosso país a partir de 22 de janeiro de 1532 quando Martim Afonso de Souza, dono da prospera capitania hereditária, a de São Vicente, foi elevada à categoria de vila, sendo ali instalada a primeira Casa Legislativa das Américas, depois de realizar a primeira eleição popular.

Atualmente as Câmaras Municipais se constituem num órgão de representação independente e harmônico com os Poderes Executivo e Judiciário, sendo porta – voz dos interesses dos munícipes, levando reivindicações ao Prefeito, elaborando leis, fiscalizando o dinheiro público para que a democracia seja fortalecida.

O Poder Legislativo Municipal é exercido pela Câmara de Vereadores, que formula leis que vigoram no âmbito local e fiscaliza as finanças públicas. Eleitos pelo voto popular e com atribuições legais, os vereadores são os representantes legítimos do povo.

A Câmara Municipal de Quirinópolis foi criada em 08 de dezembro de 1947, quando foram empossados sete parlamentares. A sessão foi realizada no edifício do Grupo Escolar Ricardo Campos.

“Aos oito dias do mês de dezembro de mil novecentos e quarenta e sete, nesta cidade de Quirinópolis, Estado de Goiás, no edifício do Grupo Escolar Ricardo Campos, às vinte horas, em sessão solene para a instalação da Câmara Municipal, sob a Presidência do Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz eleitoral da Trigésima Zona, presentes os vereadores Gilberto d´Aparecida Ferreira, Candor José do Carmo, Trajano José Passos e Hélio Campos Leão, foi pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Presidente convidado o vereador Gilberto d´Aparecida Ferreira para prestar o compromisso legal, havendo o referido vereador pronunciado as palavras seguintes: “Prometo cumprir a Constituição da República e a do Estado, observar as leis e desempenhar o mandato no interesse do bem comum” – pelo presidente foi então empossados em seus cargos, os referidos vereadores. Nada mais. Eu, Armando Félix, servindo de secretário o escrevi.”

Esta é a íntegra da Ata da reunião que deu origem a Câmara Municipal de Quirinópolis, sendo o primeiro Presidente do Poder Legislativo do município o vereador Gilberto d´Aparecida Ferreira.

Antes de se instalar na Praça dos Três Poderes, a Câmara Municipal ocupou outras quatro sedes.

Entre os anos de 1948 e 1956 se instalou à Avenida Rui Barbosa, onde funciona, hoje, o Museu Histórico de Quirinópolis; de 1956 até o começo do ano de 1963, no antigo prédio do extinto Fórum de Quirinópolis, na Praça Coronel Jacintho Honório da Silva, local em que hoje funciona a Fundação Pelicano; do ano de 1963 até 1977, no prédio da então Prefeitura Municipal de Quirinópolis, na Praça São Sebastião, sede atual do Colégio Educacional de Quirinópolis (CEQ); entre 1977 e 1982 na Rua Herculano Costa, ao lado do Hotel Progressista (Hotel do Janjão), onde fica hoje o Banco HSBC Bamerindus; e em 01 de maio de 1982 mudou-se para a Praça Deputado José de Assis (Praça dos três poderes).

Em 22 de Janeiro de 2019, foi inaugurada a nova sede da Câmara Municipal de Quirinópolis. Na data em que se comemora o aniversário de 75 anos da cidade, a população ganha a nova sede do legislativo que leva o nome do ex-vereador José Theodoro Alves "Zé Bucha". Cedido pela prefeitura, o Cento Social Manoel de Lima foi adaptado para receber toda estrutura administrativa além de gabinetes individuais para todos os vereadores. Na oportunidade também foi inaugurado o Auditório Vereador Divino Hélio Carvalho “Sambanguinha” nome dado em homenagem ao ex-vereador. A atual sede da Câmara Municipal está situada na Rua Professor Glicério da Cunha, esquina com Rua Domingos Jacinto da Luz, Bairro Municipal.

Estamos na 19° Legislatura e os nomes dos Vereadores(as) que por aqui passaram pode ser encontrados no link (Legislaturas Anteriores)

Em 73 anos de existência (1947-2020), 34 presidentes comandaram a instituição (Galeria dos Presidentes), um verdadeiro patrimônio da democracia e do espírito republicano, sendo 32 homens e 2 mulheres. Do total, 7 deles em duas oportunidades e 1 por três vezes. Todos os presidentes foram homenageados com seus retratos expostos no salão de entrada da sede atual do Poder Legislativo de Quirinópolis. (Observação, o Atual Presidente está na Galeria dos Presidentes mais ainda não faz parte dos números anteriormente apresentados).

A participação da mulher no Poder Legislativo é muito importante. Isso nos mostra que a cada dia elas estão buscando o seu espaço na política e também em outros setores. Dentre as mulheres que passaram e ainda estão pela Câmara Municipal temos: Sebastiana Pereira Martins Costa, Dilma de Oliveira Bernardes, Cândida Rosinha Rodrigues da Silva, Anesia Ferreira dos Santos, Maria Terezinha Resende Mota, Dinamarte Ferreira da Silva Rodrigues, Naelia Cândida da Costa Pereira, Abadia de Fátima Resende Sandre, Hosana Gomides da Silva Gouveia, Nicolina Maria da Costa Pereira, Mauriza Maria de Jesus, Maria Conceição de Oliveira Ferreira, Nubia Theodoro Arantes Oliveira, Veroneida Rodrigues de Assis e Yvislayne Geisa Paixão Oliveira. Atualmente a Câmara Municipal conta somente com uma mulher exercendo o cargo de vereadora, Nubia Theodoro Arantes Oliveira foi eleita em 15/11/2020 com 504 votos.

Atual sede da Câmara Municipal.

Abaixo, algumas fotos da antiga sede da Casa de Leis.

Atualizado 28/01/2021 por Marcos Honorato

Marcos Honorato